Muitos fizeram comércio de ilusões
e falsos milagres, enganando os ignorantes
Leonardo Da Vinci
Leonardo da Vinci era um dos guardiães do segredo do Santo Graal e escondia as pistas em suas artes, como foi revelado por Dan Brown em seu livro O Código da Vinci lançado em 2004. “Cegante ignorância nos ilude. Ó miseráveis mortais, abri os olhos!”, disse Leonardo Da Vinci tentando alertar os demais sobre as mentiras que os rodeavam. E Vale lembrar que os sentimentos de Leonardo da Vinci se relacionam diretamente com o Santo Graal. A Última Ceia consiste na chave para todo o mistério do Santo Graal. Todavia, o presente texto tem como principal objetivo mostrar as origens do Cristianismo e a verdadeira história da Bíblia. Deixarei a fascinante história do Santo Graal para outro post.
Aqueles encontrados na escuridão
Dominados pelo comodismo e mentiras, a ignorância os cegam
Aqueles em que os raios do Sol os atingem, a sabedoria e a realidade
prevalece – afirmo.
A Bíblia foi criada pelo homem como um relato histórico de uma época conturbada, e ela se desenvolveu através de incontáveis traduções, acréscimos e revisões. Portanto, o que se encontra na Bíblia não são palavras sagradas de Jesus e sim um monte de regras de valores éticos para tentar colocar ordem em Roma. A história nunca teve uma versão definitiva do livro. É como se a Bíblia fosse um livro mitológico repleto de lições de moral por trás das diversas histórias encontradas nela. Porém a maioria dos fiéis toma a Bíblia como verdade e acreditam nas histórias absurdas contidas no livro. A verdade por trás da Bíblia, poucos sabem. E este era o objetivo da Igreja Católica. Esconder a verdade dos fiéis.
Como aponta Dan Brown (2004), Jesus Cristo foi uma figura histórica de uma influencia incrível, talvez o mais enigmático e inspirador líder que o mundo jamais teve. Como o Messias profetizado, Jesus derrubou reis, inspirou multidões e fundou novas filosofias. Jesus teria direito de reclamar o trono de Rei dos Judeus, pois era descendente do rei Salomão e do rei Davi. Interessante dizer que sua vida foi registrada por milhares de seguidores em toda a região. Foram estudados mais de 80 evangelhos para compor o Novo Testamento, e, no entanto apenas alguns foram escolhidos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Fragmento de uma estátua monumental de Constantino. Anteriormente ficava na Basilica Nova, em Roma; foi projetada por Maxêncio e completada por Constantino; atualmente está nos Museus Capitolinos.
Pode-se dizer que o responsável pela criação da Bíblia foi o imperador romano, Constantino, o Grande. Constantino foi pagão a vida inteira, batizado apenas na hora da morte. Vale lembrar que na época de Constantino, a religião oficial de Roma era o culto de adoração ao Sol – o culto do Sol Invictus, ou do Sol Invencível -, e o imperador supramencionado era o sumo sacerdote.

Adoração ao Sol; Na figura, Deus Aton na parte central: o disco solar cujos raios são braços que seguram a cruz egípcia, símbolo da vida.
Entretanto, Roma estava passando por um momento crítico em relação à religião. Nessa época estava ocorrendo uma revolução religiosa. Trezentos anos após a crucificação de Cristo, seus seguidores haviam se multiplicado, resultando em uma luta entre cristãos e pagãos. O conflito chegou ao ponto de dividir Roma ao meio, levando Constantino a tomar uma atitude. O imperador, em 325 d.C. resolveu unificar Roma sob uma única religião: o cristianismo. Constantino utilizou várias estratégias para converter os pagãos adoradores do Sol em cristãos: fundindo símbolos, datas, rituais pagãos com tradição cristã em ascensão, ele gerou uma espécie de religião híbrida aceitável para ambas as partes. Ou seja, sincretismo.

Madonna Litta. Leonardo da Vinci. 1490. Ísis amamentando Hórus transformou-se em Maria amamentando Jesus.
Como Brown (2004) observa:
Os vestígios da religião pagã na simbologia cristã são inegáveis. Os discos solares egípcios tornaram-se as auréolas dos santos católicos. Os pictogramas de Ísis dando o seio a seu filho Hórus milagrosamente concebido tornaram-se a base para nossas modernas imagens de Virgem Maria com o Menino Jesus no colo. E praticamente todos os elementos do ritual católico – a mitra, o altar, a doxologia e a comunhão, o ato de “comer Deus”, por assim dizer – foram diretamente copiados de religiões pagãs místicas mais antigas.

St. Clare and St. Elizabeth of Hungary. Simone Martini. 1317. Os discos solares dos egípcios transformaram-se nas auréolas dos santos católicos.
Pode-se, portanto, concluir que nada é original no cristianismo, não existindo nem sequer um simbologista especializado em símbolos cristãos.
Nas palavras de Brown (2004):
O Deus pré-cristão Mitra – chamado o Filho de Deus e a Luz do Mundo – nasceu no dia 25 de dezembro, morreu, foi enterrado em um sepulcro de pedra e depois ressuscitou em três dias. O dia 25 de dezembro é também o dia de celebrar o nascimento de Osíris, Adônis e Dionisio. O recém-nascido Krishna recebeu ouro, incenso e mirra. Até mesmo o dia santo semanal dos cristãos foi roubado dos pagãos. Originalmente a cristandade celebrava o sabá judeu no sábado, mas Constantino mudou isso de modo que a celebração coincidisse com o dia em que os pagãos veneram o Sol. Até hoje, a maioria dos fiéis vai à Igreja na manhã de domingo sem fazer a menor idéia de que estão ali para pagar tributo semanal ao deus Sol, e por isso em inglês o domingo é chamado de Sunday, “dia do Sol”.

Mitra. Foto tirada no Museu Britânico por Mike Young em 2007. Créditos: Wikipédia. Mitra também nasceu dia 25 de Dezembro.
Para cristalizar a nova tradição cristã, Constantino criou o Concílio de Nicéia, que consistia em uma reunião ecumênica. Durante essa reunião muitos aspectos foram debatidos e receberam votação, como a data da Páscoa, o papel dos bispos e a administração dos sacramentos, “além, naturalmente, da divindade de Jesus”, como aponta Brown (2004). Pois vale lembrar que Jesus, anteriormente, era visto pelos seus discípulos como um mero profeta mortal, não passando de apenas um homem. Jesus passou a ser conhecido como “Filho de Deus” quando o Concílio de Nicéia propôs tal título, ocorrendo a aprovação por votação. Ou seja, “a divindade de Jesus foi resultado de uma votação”, afirma Brown (2004).

Jesus Cristo como um ser divino. Foto do teto da Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém por B. Gian.
Jesus não passava de um homem que sabia a chave para obter pensamentos pacíficos e utilizá-los para espalhar bondade e amor, resultando em paz e equilíbrio. Para conseguir unificar novamente o Império Romano e para lançar as bases do novo poderio do Vaticano, bastava declarar Jesus, o homem que todos veneravam, como um homem de origem divina. Deste modo, todos seguiriam suas palavras, até das mais absurdas, elaboradas por Constantino e o Concílio.
O que há de bondade naqueles que plantam maldades e mentiras?
Pois a Igreja, com sua máscara cobrindo sua história escura, é venerada pelos cegos fiéis
Que contribuem para sua riqueza e domínio em vão
Pois só ganham palavras ditas sagradas em troca, que servem de apoio psicológico – digo.
Constantino, ao declarar oficialmente Jesus como “Filho de Deus”, transformou-o em uma divindade utópica, que existia além do alcance do mundo humano, cujo poder era incontestável. Ninguém poderia questionar suas palavras divinas, apenas obedecê-las. Cegos pela ignorância, os romanos passaram a seguir fielmente as palavras de Jesus elaboradas pelo Imperador e seu Concílio.
Isso não só evitava mais contestações pagãs à cristandade, como os seguidores de Cristo só poderiam se redimir através do canal sagrado estabelecido – a Igreja Católica Romana. Tudo não passou de uma disputa de poder. Cristo, como Messias, era fundamental para o funcionamento da Igreja e do Estado. Muitos estudiosos alegam que a Igreja Católica Romana literalmente roubou Jesus de seus seguidores originais, sufocando sua mensagem humana ao envolvê-la em um manto impenetrável de divindade e usando-a para expandir seu próprio poder. – Brown (2004).
Constantino aproveitou que todos respeitavam e veneram Cristo, e o usou para conseguir colocar ordem em Roma novamente. Para conseguir manter seu poder, utilizou como base algumas palavras de Jesus e construiu a Bíblia, resultando em um livro onde se encontra o que seria o certo e o errado segundo a ótica do Imperador. Pode-se dizer que “Constantino moldou a face da cristandade como a conhecemos hoje em dia”, diz Brown (2004).
Porém há milhares de documentos contendo crônicas da vida de Jesus como um homem mortal, pois Constantino o nomeou como divindade quase quatro séculos após a crucificação. A Bíblia feita por Constantino “omitia os evangelhos que falavam do aspecto humano de Cristo e enfatizada aqueles que o tratavam como divino. Os evangelhos anteriores foram considerados heréticos, reunidos e queimados”, aponta Brown (2004).
Convém dizer que a pessoa era considerada herege ao escolher os evangelhos proibidos ao invés da Bíblia Constantino. Neste momento da história surgiu, portanto, a palavra herege. Como diz Brown (2004): “A palavra latina hereticus significa “escolha”. Aqueles que “escolheram” a história original de Cristo foram os primeiros hereges do mundo.”
Entretanto, para a felicidade de alguns historiadores, conseguiu-se preservar alguns evangelhos que Constantino tentou extinguir. Em 1945 foram encontrados manuscritos coptas em Nag Hammadi. Também foram encontrados no deserto da Judéia na década de 50 os manuscritos do mar Morto em uma caverna perto do Qumran.
Nas palavras de Brown (2004):
Além de contarem a verdadeira história do Graal, esses documentos falam do mistério de Cristo em termos muito humanos. Naturalmente, o Vaticano, mantendo sua tradição de enganar os fiéis, tentou com todas as forças evitar que esses manuscritos fossem divulgados. E por quê? Acontece que os manuscritos apontam certas discrepâncias e invencionices históricas, confirmando claramente que a Bíblia moderna foi compilada e revisada por homens com um objetivo político – promover a divindade do homem Jesus Cristo e usar Sua influência para solidificar a própria base de poder desses mesmos homens.
Pode-se dizer que o Clero dos dias atuais acredita que esses documentos que contradizem a divindade de Jesus são um falso testemunho. Para ele, a Bíblia de Constantino sendo foi verdadeira. “Não há ninguém mais doutrinado do que o próprio doutrinador”, diz Brown (2004).
O famoso livro sagrado para muitos são os olhos da verdade
Hipnotizados por suas palavras enganosas, o defendem até o fim dos tempos
Libertem-se do mundo escuro e cheio de patranhas!
As verdadeiras histórias são mais belas às embustes histórias sagradas
Não tomem como verdade o que lhes é mais dito
E sim, resgatem os segredos escondidos nas entrelinhas da história da humanidade! – afirmo.
Pode-se concluir que o cristianismo é a religião que teve a criação mais impura e falsa de todos os tempos. Sua criação não passou de uma estratégia para obter poder. Porém, vale lembrar dos verdadeiros atos e as verdadeiras palavras de Jesus; o que este homem quis nos passar é o importa. É importante enxergar além daquilo que está ao nosso alcance. Às vezes, as belas verdades estão no mais fundo esconderijo, e poucos conseguem vê-la. Pessoas, em sua maioria, dominadas pela preguiça e cegas pelo padrão que lhe é imposto, raramente conseguem despertar uma vontade de buscar o que realmente aconteceu e adotar uma nova ótica. O comodismo domina os humanos de tal forma, que a vida que levam, rodeada de mentiras, é bela mesmo assim. Mas nada como ver além do horizonte coberto de invencionices!
Aos filhos de Gandhi
Morrendo de fome
Aos filhos de Cristo
Cada vez mais ricosCazuza
Mariana Lorenzo
Referência Bibliográfica:
– BROWN, Dan. O Código Da Vinci. Editora Sextante/GMT Editores Ltda. Rio de Janeiro. 2004.
é isso aí… adoreiii. estou contigooo!! bjoos
…e a verdade vos libertará!
Apenas porque uma obra de ficção diz algo, não quer dizer que seja a verdade, prefiro continuar acreditando na Bíblia, que é na verdade um documentário histórico em partes, e inspirada pelo Divino Espírito Santo em outras, esses livros desse escritor de bet sellers são apenas literatura para vender no atacado, nem qualidade têm!
As evidências encontradas no Código da Vinci são discutidas mundialmente e também são encontradas em diversos livros de autores conceituados. A teoria de Dan Brown não foi, portanto, inventada para o livro visando apenas lucro.
Mas continue acreditando no que quiser e no que te faz feliz. Se acha que o Espírito Santo inspirou a Bíblia, e que ela é um documentário histórico, que diz que a Eva veio costela de Adão, não havendo nenhuma mensagem subliminar nesta pequena passagem, assim como nas demais passagens da Bíblia, tudo bem.
Vc cita Dan Brown e uma obra declaradamente de ficção pra questionar uma obra com milênios de historia?? o Texto pode até ser bom mas suas fontes são infantis e contraditórias.
Mariana, há que se separar a Bíblia como um único livro, pois o Antigo Testamento tem em sua constituição a Torá judaica, reunião dos 5 primeiros livros, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, que corresponde a tradição judaica e crença num único Deus. Quanto ao fato de lá estar descrito que a mulher veio da costela de Adão pode-se subtender cientificamente de que, como o homem é possuidor de um cromossomo XY e a mulher de XX, fica claro que nunca a mulher poderia gerar um homem se não fosse pela presença de um homem antes dela, é ciência pura, nada ver com religião ou dogmas, Outrossim gostei de seu blog e já estou olhando os demais temas que você escreveu !
Mariana, gostei da sua inteligência e quero aproveitar a oportunidade para prestar um serviço:
O estudo de filologia, exegese, hermenêutica etc. aplicado ao conhecimento histórico nunca foi para auxiliá-lo no entendimento da origem do cristianismo, sim para dificultá-lo. Quando o objetivo é propagar a crença a faculdade de pensar deve ficar com rédeas curtas. O jeito é usar a inteligência contra ele mesma.
Nunca entrou na minha cabeça que tanta gente qualificada tenha passado tanto tempo estudando um mesmo assunto para chegar à conclusão alguma. Bolas, como isso seria possível quando enviar engenhocas a Marte já é algo corriqueiro?
http://pt.scribd.com/doc/105480997/A-origem-nao-revelada-do-cristianismo
Eu já sabia porque pesquisei e li a Bíblia que contém muita monstruosidade e mentiras até se dizer “chega”. Mas seu trabalho está muito bem comentado de modo que, o escolhi para postar no meu facebook.
acho que vale como uma reflexão, para as pessoas que acreditam na biblia cegamente, porque até hoje o que vemos é um bando de espertalhões ficando rico utilizando a biblia, e os otários dizem que estão fazendo a sua parte. kkkkkkkkkkk
É imprecionante a capacidade de quem quer desfazer de alutma coisa q não acredita. Como podemos confiar no que aqui está escrito? Na realidade existe naterias q nem a ciencia explica, a não ser um verdadeiro Deus para tanto, como o Manto sacrado e outros tantos materiais materializado. E facil desfazer para um mundo cheio de pessoas tão leigas e sem bom censo das coisas.
O certo e que existe um Deus, um só Deus e que com as mais diversas crenças que existe, na hora dos ultimos suspiros de agonia para a morte se pede perdão e se areepende do que fez e não fez.
Cada um siga sua religião, pois igreja alguma leva a salvação e sim acreditar em um Deus unipotente e unico.
Sua gramática não é boa.
Isso mostra realmente que é fácil enganar pessoas leigas.
Porém siga sua fé.
Caro Paulo
A religião invadiu o terreno da história e agora se vê forçada a retornar aos seus antigos limites. Isto não é culpa de quem crê, mas daqueles que avançaram o sinal. Paciência..
Eu não quero ofender ninguém, mas estamos em 2016, tem gente aguardando a volta de Jesus, eu acho que dentro de toda a história a humanidade já passou por momentos complicados como hiroshima e outros em que poderia ter se cumprido a profecia e nada aconteceu, acredito em vida em outros planetas isso sim e que Jesus foi de uma influência fora do comum e uma alma de moral elevada muito acima dos padrões, essa profecia está com prazo de validade vencida, tem muita gente boa nesse mundo que só faz o bem e nem religião tem, não acredito que quem segue uma determinada igreja seja salva e a outra não!
Parabéns pelo seu trabalho (Mariana Lorenzo), também seu pesquisador, e sei ler hieróglifos, e todos deságuam em um só Deus o “SOL”, abaixo dele somente “divindades” seres que contribuem, ou contribuíram para um bem comum, nos hieróglifos constam que o Deus Posseidom é o mesmo Atom, e que assim se descreve: (SOL-POSSUI-O-DOM). Eu ao longo de minha vida aprendi a ler os Hieróglifos que é a origem de todo meio de comunicação não só do nosso passado como em nosso presente, apesar da escrita os símbolos melhor se destacam quando estamos em países estrangeiros ou vice-versa. Quando pessoas “não” estudiosas questionam é porque eles são comodistas, vão eles estudas as pirâmides do Egito, as do México, as construções de Angkor no Camboja, as do Peru, as do Brasil “pedra do Inga”. Ai sim quando souberem a ler voltem. Tudo em relação a Deus foi realmente manipulado pelos antigos governantes para se manterem no poder, mas se não acreditam parabéns.
Bem interessantes suas ponderações Valdir… Apenas uma ressalva: a primeira forma de escrita fora a cuneiforme, desenvolvida pelos sumérios (mesopotâmicos) no Oriente Fértil, e não os hieróglifos egípcios. Abraço!
Sou católica e acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem. Jesus foi verdadeiramente homem sendo também verdadeiro Deus. Foi Ele que revelou quem era o Deus verdadeiro, Seu pai. Quanto à Bíblia ela foi vida e depois passou a escrita ao longo de muitos séculos. É história de salvação e não história de acontecimentos. Por isso deve ler-se como tal e não como um relato feito na hora de acontecimentos por alguém que os presenciou. Reduzi-la a mentiras não uma atitude inteligente.
A humanidade sempre construirá um SER poderoso, divino,e megalomano , para usá-lo como valvula de escape para suas frustrações.
Tá certo. É muita Inocêncio ^^
É impressionante como as pessoas se aferram a uma religião dedicando suas vidas a ela sem se preocupar em saber se seus fundamentos são reais; é como construir um prédio sem ter a certeza se seu alicerce existe ou se é verdadeiro, para elas basta achar que tem um…….neguem pode provar se existe um deus…….só acham que existe,…..e as igrejas espertinhas se aproveitam para controlar as massas ignorantes e desinformadas que preferem as coisas fáceis sem ter que pensar muito….e isto acontece desde o inicio dos tempos…..onde tiver tontos sempre haverá espertinhos tirando proveito !!
A ganancia de poder vem de muito antigo, os espertinhos se valem de tudo para se manter no poder e ainda se dizerem o dono da verdade.
Uma coisa é certa, POLVO IGNORANTE, E SEM CULTURA É DE FÁCIL MANIPULAÇÃO.
“Só sei que nada sei”.
Interessante! Vocês também usam a Bíblia como referencia para as suas afirmações.
Isto quer dizer que vocês estão pegando uma fonte de dados, considerada por vocês como inválida, para fundamentar a vossa própria fé, certo?
Lembre-se do tempo de quando vocês não sabiam nada a respeito da bíblia. Não é curioso, que apesar de não saberem nada a respeito do conteúdo bíblico, vocês escolherem do conteúdo bíblico, o que devem seguir? Isto é no mínimo arriscado, não acham?
Nenhum de nós nos dias de hoje temos como discriminar qualquer conteúdo bíblico, ou você a aceita como um todo ou a rejeita, porque nenhum de nós temos como saber o que pensava o Imperador Constantino.
Mas a despeito do que pensava ou que queria o Imperador Constatino, já pensou na possibilidade de DEUS ter usado o Imperador Constantino como instrumento para reunir os escritos inspirados por DEUS?
Todos sabem historicamente que o Rei Nabucodonosor pretendia colocar todo o mundo sob o poder de Babilônia e quem conhece as Escrituras Sagradas sabe que DEUS usou o intento do ímpio Nabucodonosor para “chicotear” o seu povo Israel, vocês sabem disto?
Eu também já tive muito contra o conteúdo Bíblico, mas após estudá-la sem preconceito não tenho mais.
Portanto aqui vai um bom conselho:
Estudem as Escrituras Sagradas, a Bíblia, sem preconceito.
Contrariando o que disse o Jcrosseto, quem quiser conhecer um pouco da origem do cristianismo abandone o Novo Testamento. Ali nada tem de história, senão aquela que quiseram contar. Procure saber sobre o antijudaísmo nos primeiros séculos.
Pessoal, o mundo religioso não conhecem Deus. Como já foi dito, os lideres religiosos só pensam no enriquecimento deles mesmos. Jeremias alerta sobre os falsos profetas no Cap. 5. Vs 26 a 31. Pregam um Deus sem justiça, perdoador de pecados. Deus não perdoa ninguém, cada um recebe o que tiver feito. Ele é um juiz reto. Não precisa perdoar porque o homem tem um espirito eterno que passa por diversas encarnação para receber o que tiver feito em vidas anteriores. Os falsos pregadores do cristianismo fecharam a reencarnação a humanidade. para poder aproveitar dos ignorantes que não procurar examinar cuidadosamente as escrituras. Deixo o endereço eletrônico para que vocês possam examinar e tirar suas dúvidas. Blog: templodaalvadoevangelhoeterno.blogspot.com
Voce poderia postar algum texto que conte a montagem dos livros da Torà e como surgiram e qual a verdadeira função dos Rabinos ? ah sim , se para os judeus é mais importante a Torah ou o Talmud .
obrigado.
https://www.facebook.com/aorigemdocristianismoemreflexao?ref_type=bookmark
É fácil concluir que o poder romano roubou a igreja dos cristãos para manter a ordem e o poder. É só ler a Bíblia!!!!! Basta ler a história no Livro Atos dos Apóstolos, que faz parte da Bíblia no chamado Novo Testamento, identifique as características e o caráter da igreja daquela época e compare com a atual!!! Leia Atos e sinta como era o cristianismo na época e compare com o que se vê hoje. Ou seja, mesmo crendo no incrível de que a Bíblia tenha sido inventada por Constantino, ela continua “misteriosamente” confiável.
MUITO BOAS EXPLICAÇÕES
Como informações não ocupam espaço aí vai mais um bocadinho http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/o-tempo-cobra-cristianismo-e-fic-o
Não adianta abrir os olhos de quem tá morto,pois esta sociedade não está preparada para tais conhecimentos.
A degradação moral neste mundo cresce de uma maneira assustadora.
Matar, ou seja, não dar valor a vida de alguém, é o ápice da degradação moral de alguém.
O DEUS da Bíblia, O qual segue o Cristianismo, ensina a honrar os pais, não matar, não roubar, não mentir contra a vida de uma pessoa e respeitar o que é de outra pessoa. Será que há alguém que possa dizer que uma pessoa que busca praticar isto está praticando algo que é ruim?!
Impossível acreditar que quem busca praticar as mesmas obras do SENHOR JESUS CRISTO está fazendo o mal.
Quem está fazendo o mal é quem fala contra o Cristianismo, porque mesmo que um Cristão esteja enganado acreditando no SENHOR JESUS CRISTO, ainda assim está fazendo o bem ao mundo.
Se você precisa de uma religião para não fazer maldade, desculpe mas você é mal porém adestrado
Pois é, eu deixo uma questão para os crentes daqui: a respeito dos cristãos massacrados na Síria e no Iraque, eu soube do caso de uma jovenzinha que foi sequestrada quando voltava da escola. Seus sequestradores telefonaram para a família apavorada, que lhes pergunto quanto queriam para libertarem a menina. Responderam: -“não queremos seu dinheiro, queremos quebrar o seu coração”. A menina foi devolvida aos pedaços. Tanto as vítimas quanto os algozes acreditam no mesmo deus. Não sei o que mais será preciso para que percebam que essa crença é um engano.
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/voc-j-pensou-nisso
A degradação moral neste mundo cresce de uma maneira assustadora.
Matar, ou seja, não dar valor a vida de alguém, é o ápice da degradação moral de alguém.
O DEUS da Bíblia, O qual segue o Cristianismo, ensina a honrar os pais, não matar, não roubar, não mentir contra a vida de uma pessoa e respeitar o que é de outra pessoa. Será que há alguém que possa dizer que uma pessoa que busca praticar isto está praticando algo que é ruim?!
Impossível acreditar que quem busca praticar as mesmas obras do SENHOR JESUS CRISTO está fazendo o mal.
Quem está fazendo o mal é quem fala contra o Cristianismo, porque mesmo que um Cristão esteja enganado acreditando no SENHOR JESUS CRISTO, ainda assim está fazendo o bem ao mundo
Tendo em vista que aqui não é um blog gospel e tampouco a matéria não corrobora com a crença cristã, é de se esperar a crítica. O deus da Bíblia é mesmo do judaísmo e do islamismo. E o que esse deus faz ou fez na defesa dos seus crentes? Absolutamente nada. Seus crentes e que correm para defendê-lo das críticas dos não crentes. Esse deus e Jesus Cristo são fantasias e nada mais, gostem os crentes ou não.
Ivan Medina,
não estou focando o objetivo do blog quando comento e sim o teor do comentário.
Como a inocência deste seu último comentário, sim, porque só pode ser inocência, pois não seria possível atribuir maldade a um comentário desta natureza, principalmente quando leio a resposta dada por você mesmo.
“E o que esse deus faz ou fez na defesa dos seus crentes? Absolutamente nada.”
Quem você pensa que é?
Alguém que tem o poder de viver por si mesmo? Alguém que não precisa de respirar? Alguém que não necessita ter sangue nas veias para circular pelo corpo e levar todo tipo de recurso para te manter a vida? Alguém que não depende de se alimentar? Alguém que faz as sementes germinarem nos solos depois de mortas? Alguém que planta uma semente e sabe com certeza que ela vai nascer e gerar frutos? Que não precisa dormir? Alguém que dome e tem certeza que vai acordar? Alguém que conversa com outra pessoa e sabe com exatidão absoluta tudo o que ela está pensando e por isto está isento de todo e qualquer perigo? Alguém que tem o domínio da morte e nunca vai morrer? Vou parar por aqui …
Se você respondeu Sim a todas as perguntas, então realmente, você tem razão absoluta de fazer a pergunta que fez e ainda responde-la.
Se você não conseguiu, entenda amigo:
DEUS te criou um ser inteligente e capaz. DEUS te deu a sua vida e a sustenta, o que ninguém tem poder para fazê-lo.
O que nós precisamos para conquistar os nossos objetivos é de vida. Sem vida o que alguém pode fazer?
Até para fazer a pergunta inocente que você fez, você precisa de vida, sem ela isto não te seria possível.
Quando você abriu os seus olhos neste mundo, você só abriu os olhos porque DEUS te deu vida e DEUS já tinha preparado absolutamente tudo para você, além do ar para respirar e os alimentos para te alimentar, DEUS preparou os seus pais, ou seja lá quem for que cuidou de você ao nascer, para te alimentar, te ensinar as primeiras palavras, dar os primeiros passos e se alegrar simplesmente por você existir.
Todos os que vivem e se movem sobre a terra só o fazem pelo poder desse DEUS.
Você pergunta o que esse “deus” tem feito ou faz na defesa dos seus crentes? Muito mais do que qualquer um de nós possamos imaginar.
Jcrosseto
Ora, quem eu penso que sou? Vocês crentes patéticos são nauseantes com seus sermões recheados de tolices. Eu não vou dizer que o seu deus e nada para mim são a mesma coisa. Não, não são. Nada vale mais para mim. Nada é mais real verdadeiro e sincero. Nada não promete nem ilude. Você é um tonto fantasioso. Somente por isso eu não digo que o seu deus não passa de dejeto cultural. Procure um blog gospel e será mais feliz. Não seja mais ridículo do que já foi.
Pela resposta se ofendeu, com a pergunta, que nada mais é do que retórica.
Amigo, o propósito da pergunta não foi te ofender e nem para te classificar e sim para te fazer refletir. A prova disto é que eu não respondi a pergunta, mas continuei fazendo perguntas relacionadas e te dei as duas únicas opções de resposta que existe para você escolher uma e continuar refletindo.
Dentro do meu raciocínio lógico não sou um crente patético, até porque crente todos são, incluindo você e até o diabo.
Quanto ao que comentar e onde comentar quem escolhe sou eu e não você, pois faço parte do público para o qual a presente matéria e os presentes comentários estão sendo publicados.
Veja só, não consigo me ofender com as suas palavras, para mim é só falta de conhecimento para argumentação.
Quando passar a sua raiva, por causa da minha pergunta, releia o comentário que fiz e medite um pouquinho sobre ele.
jcrosseto
De fato, fiquei irritado com a sua colocação de crente [em deus] patético, que já por isso se pensa acima de mortais não crentes na droga do seu deus. Refletir o quê, caramba? Se estou lhe dizendo que não dou a mínima para a sua crença? Que que é? Está na esperança de uma conversão com essas perguntinhas estúpidas?
Claro que você pode comentar onde quiser. Só que pode ler o que não quer. Apenas isso.
“Quando passar a sua raiva, por causa da minha pergunta, releia o comentário que fiz e medite um pouquinho sobre ele.”
Bolas, tá vendo como você é mesmo patético.
Não quero me colocar na posição de proselitista, até porque não sou dono da verdade. Cada um vive como quer e crê no que quer. É problema de cada um.
Só estou expondo o que creio e como creio, da mesma forma que você que
também está expondo o que crê e como crê.
Não acredito que isto seja motivo para agressões.
Se não quer se colocar em posição proselitista não devia tê-lo feito. Acontece que eu não estou interessado na sua crença etc. Você me irritou com a sua pose e eu reagi assim. Normal.
Não me coloquei assim, apenas falei com ênfase do que acredito e o que acredito atinge a todos indistintamente, até os que não creem como eu acredito, como é o seu caso.
Mas eu respeito no que acredita, porque certamente você tem a sua lógica ou seus motivos para crer dessa forma, apenas não concordo. Cabe a você contra argumentar o que digo ou não, mas isto fica inteiramente a seu critério. Quem sabe a sua argumentação não me levaria a concluir que eu estou errado ou a minha argumentação te levaria a crer que está errado, mas isto não é proselitismo do meu ponto de vista, e sim exposição de pensamentos, cabe a cada um de nós aceitar ou rejeitar. Não é assim em relação a todos os demais assuntos da ciência humana?
A minha “pose” revela o que acredito e a sua revela o que você acredita, mas não me considero nem melhor e nem pior que você.
Ah sim! Você que você ficou irritado, então entendo que não está mais. Então está de bom tamanho.
Jcrosseto
Você foi presunçoso com sua conversa de me fazer refletir com seu questionário gospel. Aliás, continua presunçoso porque eu não falei em nada do que acredito e sim que não creio no seu deus e nada mais. Não acredito também em diálogo rentável entre ateu e crente [em deus]. Isso é uma grande bobagem. Você só vai se convencer do contrário do que agora acredita por uma necessidade íntima. Ela será somente sua e ninguém pode induzi-lo nisso. Do mesmo modo que chegou a muitos padres, pastores e crentes comuns como você. Da minha parte, o contrário é impossível. Além do mais, duvido que alguém como você consiga balançar meus pensamentos a esse ponto. No mais, não estou zangado contigo ou alimentando sentimentos negativos a seu respeito. É só.
Você entende que fui presunçoso, porque está cheio de defesas.
Seria presunçoso de minha parte se eu me colocasse como dono da verdade, o que já disse que não me considero.
Pedir a alguém para refletir é apenas pedir para que se detenha um pouco no raciocínio do que foi escrito, mas você prefere não correr este risco.
Você me falou no que acredita sim, você acredita que não há um DEUS que é sobre todos.
Eu tinha ainda em torno de 15 anos quando conclui que a morte não era o fim e isto com o seguinte raciocínio: “A gente nasce, cresce, estuda, trabalha, acumula conhecimento e experiências de vida que jamais será possível passar para qualquer pessoa e de repente a gente morre sem nenhum aviso e tudo se perde? Não, não faz sentido, tem que ter alguma coisa além. A morte não é o fim.”
E esta conclusão me levou a procurar entender o que havia depois da morte, até que 27 anos depois cheguei na Bíblia, e esta eu tinha uma grande de dificuldade de aceitar, porque dizia que era um livro manipulado pelos homens.
Mas estudando as demais coisas concluí que tudo poderia ter sido manipulado pelos homens, porque não há registro preciso, detalhado e confiável de determinadas coisas que dizem que aconteceu antes de existir os serviços de impressão que passou a permitir a cópia fiel e a divulgação fácil.
Na Bíblia encontrei algo que vai além de simples registros históricos e isto mudou a minha maneira de entende-la e passei a dar mais crédito ao que nela está escrito.
E a conclusão que cheguei aos 15 anos continua viva dentro de mim até hoje aos 58 anos: A morte não é o fim, porque não faz sentido ser, porque não somos como os animais que também vivem, porém sem objetivos, sem anseios, sem sentimentos específicos, sem compartilhar experiências que nunca são conclusivas.
Na verdade é bom conversar com alguém que não crê no que acredito, porque isto vai me permitir saber até onde vai o que acredito.
Bom dia para você.
jcrosseto
Presunçoso continua a ser, porque (você e não eu) está cheio de defesas. Refletir é um ato que implica em algum impacto de primeiro momento. Você não ofereceu nada que me provocasse isso, apenas uma argumentação banal, desprezível. Essa mania filosofeira de conceituar desnecessariamente numa conversa informal é de um pedantismo tolo. Continuo a dizer que não falei em crenças pessoais. Para mim, crença é uma ideia formada pelo raciocínio ou pela intuição.
A sua conclusão foi própria da idade. Não vejo dificuldade nisso. O problema está na persistência nela. No meu entendimento, o grande pavor de vocês crentes na Bíblia é ver que o entendimento que recebemos dela para viver pode ter apenas essa finalidade. Que o amor aos preceitos se justifique na necessidade de vivermos juntos, como vivem os animais. O sistema cooperativo é fundamental para a sobrevivência, especialmente daqueles que estão fora da cadeia alimentar.
Apavoram-se em pensar que deus pode ser apenas um foco de concentração. Não percebem que o que importa mesmo é o sistema de gerenciamento humano instituído pela religião. No caso, por uma cultura religiosa que observa todos os aspectos da vida privada e pública. Dela nada escapa. Vocês ingenuamente desejam uma recompensa celestial para uma vida de privações que seria uma forma de aprimoramento espiritual. Uma mal explicada solução encontrada pelo mesmo deus criador de todas as coisas. Como seres inteligentes que somos uma motivação á altura se fez necessária. Ao menos, medianamente à altura para maior abrangência e puxando pelo lado emocional.
Veja bem, quem está insistindo é você. Eu não tenho a menor necessidade de justificar a minha opinião. Gosto de trocar ideia com ateus porque a gente está sempre aprendendo alguma coisa. Com vocês [crentes em deus] é sempre a mesma canseira. No entanto, vejo que a grandeza da sua necessidade de conversar a respeito merece alguma atenção. Ok, vamos tentar, mas não prometo nada.
Bom dia. Aliás, um ótimo dia [o bom é inimigo do ótimo].
Interessante! O entendimento das palavras que escrevo te levaram a me avaliar como presunçoso e até pedante, enquanto que eu não me julgo assim, mas é interessante, porque vejo que preciso aprender a usar as palavras para me expressar melhor.
A orientação para a vida que vem da Bíblia, no meu entendimento é este mesmo, ou seja, nos ajudar a vivermos melhor e na verdade foi justamente lendo o sermão da montanha no livro de Mateus que encontrei motivação para ler toda a Bíblia, exatamente por causa da forma de vida proposta ali e isto sem levar em consideração nenhuma recompensa celestial.
Eu busco viver de acordo com o que a Bíblia ensina, mas não por causa da recompensa celestial e sim por causa da justiça, porque a recompensa, segundo a própria Bíblia, não depende de mim, mas de DEUS.
Eu não participo mais de nenhuma religião, apenas participo de estudos bíblicos com aqueles que tem o mesmo interesse, porque percebi que os que dirigem as congregações/religiões buscam mais seus próprios interesses do que qualquer outra coisa.
Me desculpe, prefiro não sentir que estou de importunando. Você não tem necessidade de justificar sua opinião e nem eu a minha, apenas gosto de debater os assuntos nos quais tenho interesse. É apenas uma questão de troca de conhecimento, eu aprendo o que não sei e ensino o que sei, isto não é justificação para mim, pois quantas vezes nesta vida eu aprendi com quem eu julgava que não tinha condição de me ensinar nada.
Não precisamos continuar com a nossa conversa.
Boa tarde.
jcrosseto
Possivelmente, porque os primeiros cristãos eram filósofos e mais tarde tentou-se fazer da filosofia uma serva da religião, percebo uma presunção institucionalizada no seio da cristandade, justamente pelo fato de o cristianismo ser o combalido “tutor” da nossa falida cultura ocidental. De início, você me coloca entre a inocência e a maldade, numa análise de extremos encimada por aconselhamentos infanto-juvenis. Assim se apresenta. Não sei que reação esperava de mim. Pelo que vejo, não foi a que obteve. Não vejo porque não ser absolutamente sincero contigo. Admito que essa opção tenha implicado em alguma descortesia, pois, como pessoa, me encontro a quilômetros da perfeição. Tampouco desejei feri-lo muito. Só um pouquinho pra você entender que deve mudar o seu discurso com quem não dá a mínima para a sua Bíblia. Espero que nunca mais se dirija a esse tipo de interlocutor como se estivesse ensinando numa escola dominical.
Uma ótima tarde.
Se vocês estudassem fisica qiuantica, entenderiam que vocês dois estão certos. Não haveria necessidade de impor a sua verdade ao outro.
Jesus existiiu e jesus não existiu, pegue oque mais teagrada e siga em frente, crie a sua realidade.
Haveria paz.
Sem dúvidas “O Evangelho de Maria”, escrito pelo francês Jean Leloup tem a ver com o texto e os comentários, tanto dos crentes ou não, e sem dúvidas acrescenta a qualquer um, pelo enorme conhecimento e senso de liberdade do autor, que apesar de ser um padre ortodoxo, se baseia na lógica e nos fatos, fazendo jus ao belo início do post: “Ideias quando libertas voam longe… Além do azul celeste e da desordem do mundo…”.
Quanta tolice! Nenhum império usaria a bíblia caso quisesse se manter de pé, o que constantino usou na época, foi a tolice da igreja católica, e das pessoas sem conhecimento, a bíblia não foi escrita por constantino muito menos pela igreja católica que se aliou a roma contrariando todas as leis contidas nas escrituras. Todo o conhecimento bíblico vem sendo desde então, mau interpretado e distorcido até os dias de hoje, levando muitos a crer que é um livro contraditório e sem valor prático! A igreja católica ou qualquer outra religião que professa falsamente ser cristã mas que está aliada a este mundo ou qualquer forma de governo deste mundo, não faz parte da bíblia. Claramente a bíblia se refere a estas religiões como sendo PROSTITUTAS, segue-se o texto:
E mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; Ap17:4. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Ap13:8.
O texto mostra claramente a repulsa da parte do Criador contra os governos humanos, a religião falsa, e todos aqueles que tolamente se deixam levar pelas suas praticas e costumes que desagradam a deus.
A bíblia também ensina que este mundo não é governado por Deus, caso contrário Jesus jamais o condenaria, e ele não estaria fadado ao fracasso e ao julgamento que se aproxima rapidamente;
Nova Bíblia Padrão Americana (© 1995)
“Agora, o julgamento é sobre este mundo, agora o governador deste mundo será expulso. João 12:31
É muito fácil de perceber o fato de que um Rei jamais iria gostar de ler esses versículos, então porque usaria para manter seu reinado?
Podemos ler também:
Bíblia King James Atualizada
No entanto, na época do governo desses reis, Elah, o Deus dos céus, estabelecerá um novo reino que nunca será destruído e que também não será dominado por nenhum outro povo. A soberania desse reino jamais será transferida a nenhum outro povo. Todavia, esse novo reino destruirá e exterminará todos esses outros reinos, e subsistirá para todo o sempre. Daniel: 2:44
Para um bom entendedor fica fácil notar aonde está o erro na verdade, não na bíblia mas no mundo, Jesus sempre deixou claro que não fazia parte deste mundo e que seus discípulos também não fariam, logo existe algo que vosso nobre escritor não percebeu, Deus, o seu filho Cristo, a bíblia e os verdadeiros seguidores dos passos de cristo não tem nada que ver com a sujeira e escória desse mundo podre e condenado.
Mas a falsidade e a tolice foram preditas como aviso para aqueles que tem suas faculdades mentais aguçadas.
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Mateus 24:24
“Ele me deu a seguinte explicação: ‘O quarto animal é um quarto reino que aparecerá na terra. Será diferente de todos os outros reinos e devorará a terra inteira, despedaçando-a e pisoteando-a. Os dez chifres são dez reis que sairão desse reino. Depois deles um outro rei se levantará, e será diferente dos primeiros reis. Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo. ” ‘Mas o tribunal o julgará, e o seu poder lhe será tirado e totalmente destruído, para sempre. Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos que há debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão’. “Esse é o fim da visão. Eu, Daniel, fiquei aterrorizado por causa dos meus pensamentos e meu rosto empalideceu, mas guardei essas coisas comigo”.
Daniel 7:23-28
O texto de Lucas, indica claramente que haveria um período de escuridão espiritual na história, chamado de tempo das nações, como se lê:
“E Jerusalém será pisada pelas nações, até se cumprirem os tempos designados das nações [“os tempos dos gentios”, Al, So].” (Lu 21:24)
Este tempo englobou todo o período de tolices religiosas que estudamos nos livros de histórias ou podemos observar nas práticas religiosas das religiões de hoje. Mas ele acabou, E a luz da verdade bíblica voltou a brilhar para a humanidade de modo que esta disponível a qualquer um que aceite sua mensagem gratuitamente.
Jeremias 51
45Saí do meio da Babilônia, ó povo meu! Deixe-a e salve cada um a sua própria vida da inflamada ira de Yahweh! 46Não desfaleça o vosso coração, não temais o rumor que se há de ouvir por toda a terra; porquanto acontecerá a partir de um determinado ano que surgirão uma série de boatos, e no próximo ano, mais balelas e notícias ameaçadoras ocorrerão por toda a terra focos de violência: dominador contra dominador!…
Apocalipse 18:4
Então, ouvi uma outra voz dos céus que exclamava: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes das pragas que a atingirão!.
Apocalipse 14:8-11
O segundo anjo o seguiu, exclamando: “Caiu a grande Babilônia, que deu de beber a todas as nações do vinho da ira da sua prostituição!”
Mas antes façamos o máximo para receber a aprovação daquele que realmente detém a verdadeira sabedoria e é a fonte da vida, e não precisa de dinheiro algum!
9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.
10 Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.
11 Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. salmos 37:9-11
3 Com isso ouvi uma voz alta do trono dizer: “Eis que a tenda*+ de Deus está com a humanidade, e ele residirá*+ com eles e eles serão os seus povos.+ E o próprio Deus estará com eles.+ 4 E enxugará dos seus olhos toda lágrima,+ e não haverá mais morte,+ nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor.+ As coisas anteriores já passaram.”+ Revelação 21:3,4
Marcio Oliveira. Constantino realmente não escreveu a Bíblia. A Bíblia é um conjunto de livros de vários autores, escolhidos pelo Imperador Constantino a seu bel prazer, promovendo interpolações e adulterações em vários. É claro que muitas mensagens divinas permaneceram porque o nobre Imperador não as entendeu como perigo para ele naquela época. O Cristianismo instituído por Roma contaminou e ainda contamina todas as doutrinas cristãs. Cristão de verdade busca Cristo em sua essência, contida nos preceitos de Jesus e nos verdadeiros cristãos, aqueles que viveram antes da verdadeira “salada doutrinária” promovida pelos Concílios da Igreja Romana e que infelizmente a maioria das religiões propagam como verdades absolutas. Os governos teocráticos romanos da época usaram a religião para conter e dominar a população. Também concordo com você que a verdade está próxima de aparecer, pois o véu da ignorância nos é tirado a todo momento.
É tem que rever os concílios, não da pra abolir um fato histórico.
Bíblia não é argumento. Para a história a inexistência de Jesus Cristo é um fato, e não uma questão de opinião. Para os historiadores sim, pois nem todos os historiadores eram ou são cristãos. Dar-se crédito a existência de Jesus a partir da Bíblia e dos antigos documentos cristãos, seria o mesmo que confirmar a existência de Sherlock Holmes num livro de Conan Doyle.
“Primeiramente, ele [cristianismo] não dispõe de nenhuma documentação contemporânea que seja exterior ao meio cristão, isto é, de uma documentação susceptível de fornecer algumas indicações, não marcadas pela fé, sobre a formação de um movimento que vai mudar a face da Terra. No entanto, não data da pré-história ou de uma época que faltaria documentação escrita. Ele pertence bem à história. Formou-se mesmo no interior de um mundo capaz de registrar e de comentar tudo o que poderia surgir de notável, o mundo greco-romano. Ora, esse mundo é totalmente mudo a seu respeito. […]” (SACHOT, 2004)
SACHOT, Maurice, A Invenção do Cristo – Gênese de uma Religião, Edições Loyola: São Paulo, 2004.
Maurice Sachot é especialista em línguas patrísticas (Grego e latim dos padres da Igreja). Foi professor da Faculté de Theologie Catholic, de Strasbourg e é professor de Ciências da Educação na Université des Sciencies Humaines, de Strasbourg, o que o levou a refletir sobre o ensino da religião.
Este é apenas um dos muitos exemplos.
NÃO DISCORDO DE QUE A BÍBLIA FOI COMPILADA POR HOMEMNS, MAS COMO PODE UM LIVRO ESCRITO POR VÁRIAS PESSOAS DE DIFERENTES FORMAÇÕES SER COESO E COERENTE E SE NÓS APENAS POR PURA ESPECULAÇÃO ANALISARMOS O CONTEÚDO BÍBLICO COM A HISTORIA MESMO QUE OS LIVROS DOS APOSTOLOS E DOS PROFETAS TENHAM SIDO ADULTERADOS AINDA EXISTE RESQUÍCIOS DE VERADADE PORQUE A VERADADE SOMENTE E COMPROVADA POR FATOS ! ENTÃO SE EXISTE UM DEUS CRIADOR PORQUE NÃO O PEDIMOS PARA QUE NOS REVELE A VERDADE
Amigo, o texto é coeso pois os que fugiam da harmonia e coesão foram retirados da bíblia.
Mais de 80 evangelhos foram examinados e apenas 4 escolhidos.
Você deve ler todo o artigo.
Ainda que eu venha dar todo o crédito no que esta escrito aqui e reconheça que a Bíblia é apenas um livro histórico, nada mais que isso, ainda assim nunca se viu um “simples” livro mudar a vida de tanta gente. Vejo pessoas sendo restituídas a sociedade e a dignidade graças a este livro, vejo famílias sendo reestruturadas pela ação deste “simples” livro. Mesmo que este livro não tenha ação divina no seu conteúdo, mesmo assim desafio alguém a mostrar um livro que tenha influenciado tanto como a Bíblia.
Sinto muito, por aqueles que duvidam da palavra de Deus todo poderoso.
É difícil mesmo acreditar que Jesus não tenha sido uma pessoa mortal, posto que sua ressurreição é cercada de fatos que desafiam a física que é uma ciência comprovada cientificamente. Ele ressurgiu depois de mais de dois dias morto e seu corpo não foi encontrado. Em dois dias, o corpo de uma pessoa morta se transforma totalmente em matéria putrefada. O que aconteceu com aquele corpo? Porque ninguém diz o que fizeram com o corpo dele. Essas coisas é que provocam a descrença. Ressurreição não significa viver de novo com seu corpo antigo e logo, Jesus que tinha um espírito e sendo ele filho de Deus, o que não nego, porque sinto-me eu também filho de Deus, pode realmente ter aparecido aos olhos dos apóstolos, todavia, não como matéria, até porque, o corpo do ser humano somente sobrevive aqui neste ambiente, e sim, com seu espírito envolto em outra forma. Não considero a Bíblia um mal livro, pelo contrário, é ótimo, no entanto está claro que é um livro para massa de manobra. O que restou na bíblia, contado pelos apóstolos, deve ser uma pequena porcentagem da realidade. Claro está que o ser humano é havido pelo poder e Constantino certamente era uma dessas pessoas, assim como são as igrejas cristãs ao redor do mundo. Todas são poderosas, com muito dinheiro e servem-se da bíblia como meio para dominar as massas. Talvez devêssemos associar a Bíblia com outros escritos, inclusive o Evangelho Segundo o Espiritismo.
Paz a todos, compaixão, amor, tolerância e cuidado.
Eu quero me expressar aqui; os ateus aqui nunca se perguntaram quem os criou? E os cristãos daqui nunca se perguntaram: porque os judeus e não os romanos aqui citados já estavam em Israel? E mais… Arqueologia encontrou vestígios da existência de JESUS! OS CONCÍLIOS não criaram Deus! muita coisa fora subtraída e muita coisa perdida n como os pergaminhos no mar morto! E o batismo no espírito santo também foram os cristão ortodoxos que os criou? A Bíblia é apalavra de Deus sim! Dogmas e profanações aconteceram mas a Bíblia está ai a mais de ois milênios !
O pior virus do mundo, é uma ( ideia) pegaram a historia de um homem bom, profeta, com boas ideias e transformaram em varias religiões, o cristo não mandou cria igrejas,nem tão pouco fazerem livros, a historia era contada de pai para filhos, o livro chamado bíblia rende muito dinheiro.
A ignorância não tem limites.
Gostaria de deixar minha opinião, quanto mais eu vejo a respeito de religião, bíblia e afins fico decepcionado. Mas uma coisa é certa a bíblia como a conhecemos é fruto da reunião de vários livros e muito debata sem contar as guerras, e nesse livro só foi colocado o que convinha aos poderosos da época da sua criação.