O presente texto se baseia no vídeo acima.
Zooey Deschanel mergulhou no mundo artístico aos 19 anos, quando estreou em 1999 no filme Dr. Mumford – Inocencia ou Culpa? de Lawrence Kasdan. A partir de então seguiu sua carreira de atriz, porém ela também tinha outros dons, como compositora e musicista, que não estavam sendo compartilhados. Após conhecer Matt, sua vida passou a seguir outros rumos. She & Him se estabeleceu em 2006, depois que ele ouviu a uma fita demo com composições de Zooey e se impressionou, chamando-a para gravar suas canções de maneira profissional.
Nas palavras de Zooey:
Havia tempos em era difícil para eu ver como eu podia fazer isso (carreira musical) como um trabalho porque não vejo muitas pessoas passando com sucesso de ator para músico, mas eu sabia que eu era uma musicista e me senti confiante e sincera com minha música. À medida que você vai atrás surgem oportunidades e tem que haver uma certa responsabilidade em pegá-las… E se sentir pronto para essas oportunidades? Eu acho que é, definitivamente para mim a chave de todo o processo que tive. Se você pensar nas horas que mais curte fazendo música, essa é a chave.
O resultado dessa parceria se deu num processo muito equilibrado e frutífero de trabalho, originando dois ótimos álbuns, Volume One (2008) e Volume Two (2010), que, aliás, são de alta fidelidade. “Acredito que nós dois achamos nosso caminho entrando nesse processo, mas sem planejar isso. Eu nunca fui de ‘tenho que fazer isso, isso e isso’. Acho que não há regras”, diz Zooey.
Eu acho que é bom estar em um ambiente em que você pode falhar e não se sentir mal com isso, especialmente com a nossa idade. Matt
Ou se você gosta de ver pessoas olhando para você. Algumas pessoas gostam. Eu não gosto. Zooey
No vídeo From Collaboration Springs Confidence, Zooey comenta de sua confiança durante seu trabalho:
Há um certo balanço durante o processo, porque você nunca está totalmente pronto para nada. Quando você quer trabalhar em algo e se sentir seguro com sua capacidade, você sempre acaba se sentindo um pouco nervoso. A primeira vez que você faz algo, você chega a sentir o seu coração batendo. Porém, além desse nervosismo, você está confiante no fundo.
Matt com seu estilo essencialmente folk, aprendeu a tocar guitarra aos 15 anos e pode-se dizer que obteve influências de blues, rock, jazz e country alternativo. “Eu aprendi a tocar guitarra quando eu tinha 15 anos através de partituras dos Beatles e foi isso que me trouxe confiança para compor canção desde muito jovem porque eu tinha uma habilidade com os acordes que guitarristas, como George Harrison, utilizam… Depois comprei um FourTrack (gravador) quando eu tinha uns 16 anos por 200 dólares”, explica Matt.
“Acho que isso, pensar quadrado, é a contra corrente, é o que as pessoas queriam e faziam há 40 ou 80 anos. As pessoas sempre queriam sinceridade, etc. E há outras coisas que vão e vem. Sinceridade e felicidade são coisas que as pessoas sempre buscam”, explica Zooey quando estavam debatendo sobre o que as pessoas costumam buscar.
“Eu sempre digo “seja você mesmo”, mas sempre há muita pressão… E as pessoas falam magoadas por não conseguirem isso: “eu estou tentando ser eu mesma”… Mas tudo bem também se você não é você mesmo. Às vezes você fica um pouco confuso com quem você é, o que você está fazendo, etc. Mas no final a sua essência sempre permanece e sabendo que está lá é a coisa mais importante”, diz Zooey quando o entrevistador pediu um conselho seu.
“Eu sinto como se nós fôssemos cientistas às vezes, com nossas idéias no estúdio e algumas pessoas gostam outras não”, comenta Matt no final da entrevista.
Mariana Lorenzo
Referência Bibliográfica:
– From Collaboration Springs Confidence: She & Him. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=REqLQMv0CN0>;
– Wikipédia. M.Ward. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/M._Ward>;
– Wikipédia. Zooey Deschanel. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Zooey_Deschanel>.
Deixe um comentário