PROPRIEDADES E ATRIBUTOS FÍSICOS:
10. COMPONENTES ORGÂNICOS DO SOLO
A princípio, os componentes orgânicos do solo são constituídos por materiais orgânicos, originários de resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição, fragmentos de carvão finamente divididos, substâncias húmicas, biomassa microbiana, e outros compostos orgânicos naturalmente presentes no solo, associados a material mineral em proporções variáveis.
De acordo com a EMBRAPA (2008): O material do solo será considerado como orgânico quando o teor de carbono for igual ou maior que 80 g/kg.
Importância dos componentes orgânicos:
O conteúdo de matéria orgânica depende:
- Do aporte e natureza da matéria orgânica;
- De diversas condições ambientais: clima, características fisicoquímicas dos solos como textura, aeração, mineralogia da argila, presença de cátions, pH, dentre outras;
- Manejo e fertilidade do solo: a matéria orgênica e os colóides orgânicos dos solos são de extrema importância para inúmeras propriedades dos solos, tais como: a estabilidade de agregados e estrutura do solo, retenção de água, CTC, reciclagem de nutrientes, dentre outras.
*Vá fundo e leia para o post: “Pedologia – Propriedades Físicas e Químicas dos Solos”.
Mariana Lorenzo
Referências Bibliográficas:
– TEIXEIRA, Wilson. FAIRCHILD, Thomas Rich. TOLEDO, M. Cristina Motta de. TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra – 2a edição. Companhia Editora Nacional. São Paulo. 2009.
– LEPSCH, Igo F. Formação e Conservação Dos Solos. Ofina de Textos. São Paulo. 2002.
Deixe um comentário